Leiloeiros podem tirar Holmes de casa

Por Toby Harnden
Condensado de Daily Telegraph, 24/07/1995
Tradução: Mundo Sherlock

Os admiradores de Sherlock Holmes temem que uma coleção sem igual de memorabilia relacionada com o fictício detetive vá para o estrangeiro depois de ser leiloada hoje.

Os 54 lotes, avaliados em £70,000, passarão pelo martelo da Sotheby’s, em Londres. Os lotes eram de propriedade de Stanley MacKenzie, uma autoridade mundial na obra de Sir Arthur Conan Doyle.

Vários admiradores de Holmes de toda Europa estarão no leilão.

Holmes e Dr. Watson têm uma enorme legião de fãs no Japão e nos Estados Unidos. Há aproximadamente 500 associações dedicadas a Holmes pelo mundo.

Chris Roden, fundador da Arthur Conan Doyle Society, disse: “Muitos colecionadores ingleses poderiam estar interessados em adquirir esses itens singulares, mas é improvável eles sejam capazes de competir pelo lote todo.

Muitos destes itens provavelmente entrarão no comércio de livros e eu não ficaria surpreso se boa parte disto fosse para o estrangeiro”.

O Sr. MacKenzie, que morreu em fevereiro, com 82 anos, tornou-se fascinado por Holmes em 1922, ainda com 10 anos de idade, quando foi presenteado com uma cópia de As Aventuras de Sherlock Holmes.

Ele ingressou na Sherlock Holmes Society de Londres em 1951 e também foi membro da Baker Street Irregulars of New York, da Copper Beeches, da Filadélfia e do Konjo Twisted, do Japão.

Sua coleção inclui uma cópia do Beeton’s Christmas Annual, de 1887, que contém a primeira história de Holmes, Um Estudo em Vermelho. Originalmente comprado em um saldo de livros por alguns shillings, espera-se que possa alcançar as £15,000.

Existem também cópias das obras de Conan Doyle com suas próprias anotações e o cachimbo usado por Peter Cushing, que interpretou o detetive na versão para cinema de O cão dos Baskervilles.

Esse post foi publicado em Jornais e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s