O erro elementar de Holmes

Por Charles Holland
Condensado de Daily Telegraph, 28/06/1999
Tradução: Mundo Sherlock

O mistério sobre o por quê uma história de Sherlock Holmes, A Aventura da Caixa de Papelão, foi suprimida de publicação por seu criador parece ter sido resolvido.

Um cartão-postal de Sir Arthur Conan Doyle para um destinatário desconhecido revelou que ele considerava a história muito arriscada para ser publicada e, desse modo, utilizou partes da história em outro trabalho.

No cartão-postal, datado de 10 de maio de 1927, com o cabeçalho: “De Sir Arthur Conan Doyle, Bignell Wood, Minstead, Lyndhurst, Hants”, o autor escreveu: “havia um certo elemento sexual na história da Caixa de Papelão e por esta razão descartei tal elemento quando a publiquei em forma de livro. Como havia um pouco de bom raciocínio dedutivo na historia, o transpus para outra história, A Aventura do Paciente Internado“.

Anos depois eu estava publicando outra coleção de SH e, como era pequena, editei A Caixa de Papelão afinal. Mas esqueci que uma parte já havia sido utilizada…”

A explicação de Conan Doyle apareceu de uma fonte privada aos leiloeiros da Sotheby’s, em Londres, onde estima-se que possa alcançar até £1,500 em uma venda no dia 15 de julho.

Um especialista da Sotheby’s, Dr Peter Beal, disse ontem: “Este cartão postal poderia confirmar as conclusões provisiórias alcançadas pelos bibliógrafos de Doyle sobre o porque ele barrou A Aventura da Caixa de Papelão das edições inglesas da segunda coleção de Sherlock histórias de Holmes, As Memórias, publicadas em 1894.

“A história apareceu apenas na edição americana, não aparecendo na Inglaterra até que a coleção Seu Último Adeus fosse publicada em 1917.

“Porém, ele relutava em descartar a excelente linha de raciocínio dedutivo usada desde o princípio por Holmes em Watson e assim a transferiu para A aventura do paciente internado.

“Nas edições inglesas o resultado da duplicação ficou desconhecida até que o volume de John Murray fosse publicado em 1928”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Jornais e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s