Historiadores lutam contra ameaça à casa de escritor

Por Richard Savill
Condensado de Daily Telegraph, 06/12/1999
Tradução: Mundo Sherlock

ATIVISTAS estão lutando contra os planos para demolir a mais antiga casa ainda preservada de Sir Arthur Conan Doyle, criador do detetive fictício Sherlock Holmes. McDonald’s, a cadeia de fast-food, quer construir um restaurante e drive-thru no local. Quando criança, Conan Doyle viveu por dois anos em Liberton Bank House, Edimburgo, na década de 1860, quando a área e arredores eram terras agricultáveis.

A casa, que estava desocupada há oito anos, está sufocada pelo estacionamento de um shopping center. Porém, um círculo de admiradores de Conan Doyle quer salvar o prédio do século 18 para a nação.

Owen Dudley Edwards, biógrafo de Conan Doyle e leitor em História na Universidade de Edimburgo, que foi quem descobriu a ligação com a Liberton Bank House enquanto fazia pesquisas para seu livro, afirmou: “Esta é a mais antiga casa ainda preservada da qual sabemos ter vivido Conan Doyle e, assim, é a única chance que nós temos de conservar o ambiente no qual ele cresceu. As impressões ganhas na mocidade cedo têm grande influência na vida de qualquer escritor. Nós não deveríamos destruir esta ligação”.

Dr. Allen Simpson, curador do Museu Real da Escócia e coordenador da campanha, disse: “A História tem um importante papel ao convencer os turistas em visitarem a Escócia. A cidade deveria ser um guarda responsável que cuida dos locais históricos e literários para gerações futuras”

A casa foi construída nos anos de 1780 na Nether Liberton, então um vilarejo ao redor de um moinho de milho, duas milhas sul do centro de Edimburgo. Com cinco anos de idade, Conan Doyle foi enviado para viver com amigos a fim de escapar da influência do pai, que era alcoólico e propenso à depressão.

Nos anos 80, um shopping center foi construído na área circunvizinha e a casa foi desocupada em 1991. Dr. Simpson disse que o edifício perdeu seu status de ‘B-listed’ em 1997 porque a Escócia Histórica decidiu que seu “atual contexto não é agora nada complacente [com sua própria história]”. Desse modo, não há nenhuma proteção legal contra demolição. Dr Simpson disse: “Se tem que ser um escritório ou lojas, assim seja, mas, pelo menos, que a casa seja preservada”.

A rede McDonald’s disse: “Nós temos sido avisados sobre a ligação com Conan Doyle. É algo que nós estamos discutindo, juntamente com outros assuntos, com nossos especialistas”. A rede de fast-food afirmou ser incapaz de responder se a reivindicação procedia.

Esse post foi publicado em Jornais e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s