Sombra de Holmes ofuscou outros textos do autor

Por Leonardo Cruz, de Londres
Condensado de Folha de São Paulo, 07/04/2001

O sucesso das aventuras do detetive Sherlock Holmes fez com que o restante da obra de Arthur Conan Doyle fosse subestimado, ficasse em segundo plano. Esta era uma opinião do próprio autor, que, em 1891, escreveu à sua mãe, Mary: “Tenho pensado em matar Holmes… e livrar-me dele para sempre. Ele mantém minha mente afastada de coisas melhores”. Conan Doyle chegou a colocar a idéia em prática: matou seu personagem na aventura “O Problema Final“, em 1893.

A repercussão foi péssima, houve protestos de leitores em Londres, e, dez anos mais tarde, Conan Doyle trouxe Holmes de volta às suas histórias, com o conto “A Casa Vazia“.

O escritor escocês continuou criando aventuras para Holmes até 1926, quatro anos antes de sua morte. Escreveu cerca de 60 histórias com o detetive. “Doyle tem outros textos ótimos, que não têm nenhum ligação com Sherlock Holmes”, afirma Christopher Roden, da Sociedade Conan Doyle.

O autor escocês também dedicou uma boa parte de seus escritos a textos não-ficcionais, como “A Grande Guerra dos Boers“, sobre o conflito entre o Império Britânico e os colonos brancos na África do Sul. A obra foi editada em 1900, ano em que Conan Doyle, médico por formação, assumiu a função de supervisor em um hospital de Bloemfontein, na África do Sul.

Sua atuação no período rendeu-lhe o título de cavaleiro em 1902, e o escritor passou a ser chamado, entre os britânicos, de sir Arthur Conan Doyle.

Nos últimos anos de sua vida, o autor voltou-se para o estudo do espiritismo, adotou-o como religião e elaborou várias obras sobre o tema, como os dois volumes de “A História do Espiritismo“.

Anúncios
Esse post foi publicado em Jornais e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s