Britânicos elegem Sherlock Holmes o melhor detetive fictício

Condensado de Reuters, 17/07/2002

LONDRES (Reuters) – Sherlock Holmes comprovou mais uma vez que os velhos são os melhores, ao derrotar nesta quarta-feira a concorrência de uma multidão de detetives de ficção moderna em uma pesquisa para se descobrir o investigador mais amado do público britânico.

Produto da imaginação do escritor sir Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes foi escolhido favorito por 27 por cento dos leitores britânicos, segundo o site booksdirect.co.uk, responsável pela pesquisa.

O detetive belga criado por Agatha Christie, Hercule Poirot, ficou em segundo lugar com 16 por cento dos votos e o inspetor Morse, de Colin Dexter, em terceiro com 15 por cento da preferência dos eleitores.

“Um grande número de detetives fictícios foi mencionado na pesquisa, mas os que mais agradam à massa continuam sendo os velhos favoritos, como Holmes e Poirot”, disse Lisa Milton, diretora editorial da livraria BCA, que vende apenas por encomenda postal.

“Mesmo assim, foi ótimo ver alguns personagens mais recentes sendo bem cotados.”

Apenas duas mulheres ficaram entre os dez primeiros indicados: a Miss Marple, de Agatha Christie, e a médica legista Kay Scarpetta, criação da escritora norte-americana Patricia Cornwell.

Várias outras mulheres foram citadas na pesquisa, incluindo a policial Grace Flint, do autor Paul Eddy, e a investigadora particular Kinsey Millhone, de Sue Grafton.

Dos dez personagens mais citados, a maioria era britânica e figura em livros não-violentos.

Oito também foram personagens de cinema e televisão, incluindo o detetive investigador Jack Frost, representado pelo ator britânico David Jason, e o inspetor Morse, imortalizado pelo falecido John Thaw.

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s