Holmes sabia das coisas

Por Ivan Lessa
Condensado de BBC Brasil, 16/10/2002

Eu gosto de estátua. Não há muitas em Londres. Eles levam um tempão danado para homenagear alguém, mas quando homenageiam é pra valer.

Eu gosto principalmente das estátuas de gente que não existe. Ou seja, de personagem de ficção. Feito a estátua de Peter Pan, em Kensington Gardens. Ou a de Sherlock Holmes, que data de 1999, ali mesmo perto da estação de metrô da Baker Street, com seus quase 3 metros de altura, e um dos grandes pontos de atracão turística de Londres.

Por isso, fiquei alegríssimo nesta semana quando soube que o grande detetive criado por sir Arthur Conan Doyle recebeu uma medalha, gentil oferta da Real Sociedade de Químicos, sociedade séria, composta de profissionais seríssimos, o que não os impede de, como bons ingleses, serem bem dotados no departamento de humor.

Sherlock Holmes ganhou a medalha e, além do mais, tornou-se a primeira personagem de ficção a ser contemplada com a “fellowship”, ou seja, membro extraordinário de uma organização, a Real Sociedade, por seu trabalho pioneiro no emprego da química para a solução de crimes.

Segundo um porta-voz da Real Sociedade, “Holmes estava muito adiante de seu tempo, utilizando métodos que anteviam a moderna ciência forense.”

Não se sabe como será dada a medalha à estátua do grande detetive. Se ela será soldada ao seu nobre peito ou posta em torno de seu elegante pescoço suspensa numa fita com as cores branco, vermelho e azul.

Nenhuma das notícias a respeito do auspicioso evento menciona o fato de que, em matéria de química, Sherlock Holmes, também usou e abusou, como se fosse o Mate Leão, de outra solução química: a de 7 por cento. Sete por cento de cocaína diluída numa solução de água destilada.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s