Sherlock Holmes ganha título honorário

Condensado de Reuters, 16/10/2002

LONDRES (Reuters) – O superdetetive vitoriano Sherlock Holmes tornou-se o primeiro personagem fictício a receber um título de membro honorário da prestigiosa Real Sociedade de Química britânica.

O detetive fumador de cachimbos criado pelo romancista sir Arthur Conan Doyle foi homenageado nesta quarta-feira com uma cerimônia realizada perto de seu endereço em Londres: 221b Baker Street.

“O que Sherlock Holmes fez, além de ser um tira honesto e muito bom, foi introduzir o uso de métodos científicos no trabalho de investigação”, disse à Reuters o secretário-geral da sociedade, David Giachardi.

“Ele foi provavelmente o primeiro detetive realmente científico no mundo.”

A Sociedade agraciou Holmes com uma medalha que foi pendurada no pescoço de uma estátua do detetive. O homem escolhido para presentear o personagem com o título foi Dr. John Watson, membro real da sociedade e homônimo do personagem que é o amigo azarado de Sherlock Holmes.

Com cachimbo, boina e intuição aguçadíssima, Sherlock Holmes virou sucesso instantâneo após sua estréia no romance “Um Estudo em Vermelho“, lançado por Conan Doyle em 1887.

Nos 40 anos seguintes ele apareceu em 60 romances e contos, resolvendo dezenas de crimes enigmáticos.

Em 1893 Conan Doyle matou Holmes no conto “O Problema Final“, mas o detetive reapareceu nove anos mais tarde no livro que talvez tenha se tornado o mais conhecido de todos com ele: “O Cão dos Baskervilles“.

A Real Sociedade de Química, fundada em 1841, disse que é pouco provável que a mesma homenagem seja feita a outros detetives fictícios.

“Os membros honorários precisam ser pessoas que se distinguiram na química ou em campos relacionados a elas, e acho que Tintim não chega a se qualificar para isso”, disse Giachardi.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s