Sherlock Holmes, professor de espiões

Por Fernando Duarte
Condensado de Extra Online, 20/04/07

LONDRES – Parece uma notícia mais apropriada para as gozações do 1º de abril, mas o Serviço Secreto britânico decidiu buscar na ficção o aperfeiçoamento de sua espionagem. Segundo o jornal “Daily Mail”, os agentes do MI5 e do MI6 serão em breve submetidos a um curso de reciclagem que inclui um seminário sobre as técnicas de dedução de Sherlock Holmes, o famoso detetive criado pelo escritor Arthur Conan Doyle no século XIX.

O curso faz parte dos esforços para evitar novos embaraços para os serviços de inteligência depois do fiasco na preparação da invasão do Iraque, em que um dossiê apresentou erradamente indícios da existência de um imenso arsenal de armas químicas e biológicas à disposição de Saddam Hussein. Alguns funcionários da Chancelaria também estão freqüentando as aulas, ministradas por David Omand, ex-consultor do premier Tony Blair.

Segundo o “Daily Mail”, a lista de leitura do curso tem como uma das principais recomendações o conto “Um escândalo na Boêmia”, em que Sherlock Holmes solta uma de suas frases mais célebres sobre como “teorias têm de ser distorcidas para se adequar aos fatos, não o contrário”.

As aulas também vão examinar casos de trapaças históricas como o Homem Piltdown — uma falsificação montada com um crânio humano e a mandíbula de um orangotango que durante 40 anos foi usado como prova de um ancestral desconhecido do Homo sapiens, enganando até especialistas.

Outro exemplo interessante poderá constranger alguns alunos: o caso de Curveball, o suposto engenheiro iraquiano que serviu de contato da CIA e informou os espiões americanos sobre a existência de laboratórios móveis para a fabricação de armas químicas e biológicas. Curveball foi posteriormente desmascarado pela inteligência alemã como um alcoólatra mentalmente instável que nem vivia no Iraque.

Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s