Para seguir as pistas de Sherlock Holmes na Grã-Bretanha

Cristina Massari
Condensado de Extra Online, 07/01/10

RIO – Os fãs de Sherlock Holmes que não se contentarem em assistir na tela às aventuras que serão vividas por Robert Downey Jr, na pele do lendário detetive criado por Arthur Conan Doyle, podem visitar os locais relacionados às histórias do detetive na Grã-Bretanha. O roteiro – que inclui, além das locações em Londres, visitas a Manchester, Dartmoor e Escócia – pode ser planejado a partir do mini-site (www.visitbritain.com/sherlock ) criado pelo VisitBritain, em parceria com a Warner Bros Pictures. Lá há sugestões de itinerários detalhados além de informações sobre os bastidores das locações e sugestões de viagens inspiradas nas histórias do personagem.

Nesta versão que chega aos cinemas esta semana Holmes e seu parceiro Watson (interpretado por Jude Law) tentam desvendar um plano mortal que poderia destruir o país.

O longa de ação e mistério Sherlock Holmes é dirigido pelo aclamado cineasta Guy Ritchie.

Para entrar no clima das histórias do detetive, veja, abaixo, alguns pontos sugeridos para iniciar o roteiro.

Em Londres, quem usa o metrô em direção à estação Baker Street encontra uma estátua de 2,75 metros de altura de Sherlock Holmes na saída da estação. Perto dali fica o Museu Sherlock Holmes (221B Baker Street). De acordo com os livros de Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes e o Dr. John H. Watson moraram no 221B Baker Street, entre 1881 e 1904. O local abriga um museu e tem seu interior preservado exatamente como descrito nos livros, incluindo todos os objetos de Holmes – a lupa, a boina, vários disfarces e o cachimbo, para citar alguns itens ( http://www.sherlock-holmes.co.uk).

Mais dicas para seguir os passos do detetive em passeios a pé pela cidade estão disponíveis no livreto que é vendido no local, por 3 libras. A London Walks faz um tour guiado: “In the footsteps of Sherlock Holmes” (Seguindo o rastro de Sherlock Holmes) que leva os turistas às áreas favoritas de Holmes e Watson, percorrendo as vielas iluminadas a gás de Charing Cross e também a região de Covent Garden, com a Opera House e as coloridas barracas no mercado de rua. O passeio é realizado toda sexta-feira à tarde, às 14h. ( http://www.walks.com )

A igreja de Saint Bartholomew, usada como locação para as filmagens das cenas da cripta em “Sherlock Holmes”, é uma das mais antigas de Londres, servindo como casa de devoção desde 1143. A igreja fica na movimentada área de Smithfield, que abriga o famoso Mercado com o mesmo nome, e é conhecido pelo seu grande número de restaurantes, bares e pubs ( http://www.greatstbarts.com ).

A Catedral de St. Paul, com sua escada geométrica, que completará 300 anos em 2010, também foi usada no filme. A área externa foi adaptada para reconstituir a era vitoriana de Londres. ( http://www.stpauls.co.uk )

Para encerrar o dia de passeio a dica é o Sherlock Holmes pub, onde não faltam recordações do personagem e seu criador, Arthur Conan Doyle. Lá são exibidos ininterruptamente filmes e programas de TV de Sherlock Holmes ( http://www.sherlockholmespub.com ).

Anúncios
Esse post foi publicado em Viagem & Turismo e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s