Desvende o misterioso mundo do detetive Sherlock Holmes

Condensado de Terra 06/08/12

As histórias criadas por Sir Arthur Conan Doyle conferiram ao personagem Sherlock Holmes o status de mais famoso detetive da literatura. Patrimônio britânico de fama internacional desde os idos de 1880, Sherlock e suas aventuras são tratados com seriedade na terra da rainha. Prova disso é a sociedade dedicada ao estudo de seus casos, fundada em 1951, e “aberta a qualquer pessoa, moradora da Grã-Bretanha ou não, que tenha interesse no mundo investigativo de Sherlock Holmes e seu assistente, o Dr. John H. Watson”.

No museu de Baker Street, recepcionistas do lado de dentro e de fora o esperam devidamente caracterizados, tornando a experiência ainda mais real Foto: Getty Images

No museu de Baker Street, recepcionistas do lado de dentro e de fora o esperam devidamente caracterizados, tornando a experiência ainda mais real
Foto: Getty Images

Ao resolver casos insolúveis até mesmo para a irretocável Scotland Yard, Sherlock Holmes caiu no gosto popular e, embora nunca tenha existido (nem tenha pronunciado a célebre frase “elementar, meu caro Watson”), protagonizou quatro romances, 56 contos e 200 filmes, estrelados por 75 atores. O Sherlock mais recente foi revivido Robert Downey Jr em Hollywood, para muitos fãs, uma caricatura grosseira.

A casa retratada nos contos de Sir Doyle, o famoso número 221b da Baker Street, não só está lá, como desde 1990 abriga o The Sherlock Holmes Museum. Ali é possível encontrar uma réplica dos famosos estudos do detetive, conforme descritos nos livros, bem como o quarto de seu assistente, Watson, e pertences como cachimbos, lupas, canetas, boinas e notas “manuscritas”. Como turismo também é sinônimo de compras, o museu possui uma lojinha, na qual se encontram brinquedos e livros sobre o famoso detetive. Adultos pagam 6 libras (R$ 18); crianças pagam 4 libras (R$ 12).

Sherlock Holmes também virou estátua de bronze (localizada em frente à Estação de Metrô de Baker Street) e deu nome a um bar, o Sherlock Holmes Pub, onde se encontra outra réplica dos estudos do detetive, artefatos utilizados nos filmes e uma coleção enorme das obras cinematográficas que o retratam.

O personagem, acredite, ainda dá nome a um hotel, o Park Plaza Sherlock Holmes London, localizado na mesma Baker Street, pertinho de outra passagem obrigatória por Londres: a Oxford Street. Situado próximo do Estádio de Wembley, o hotel oferece 119 quartos com ar-condicionado, suítes standart e luxo, salas de conferência, restaurante, bar, academia e sauna a vapor.

Siga os passos de Sherlock

O detetive que tantas pessoas seguiu hoje tem seus passos milimetricamente estudados e reproduzidos. Na capital britânica é possível fazer diversos passeios turísticos por lugares onde Sherlock investigou nos contos e romances que contam a sua trajetória. O The Lyceum Theatre, onde realizava reuniões em O Signo dos Quatro, é um deles. Não muito longe dali, encontra-se a Freemasons Hall, uma das casas de Maçonaria mais antigas do mundo, cujo edifício foi usado como locação no novo filme da franquia para o cinema.

No tour pelo mundo de Sherlock Holmes, o turista também pode visitar Bloomsbury para ver o espetacular British Museum, frequentemente visitado por Holmes para a realização de suas pesquisas. Finalizando o passeio, um ótimo lugar para se jantar é o restaurante favorito do detetive, o Simpson’s-in-the-Strand, famoso por receber personalidades como Vincent Van Gogh, Charles Dickens, George Bernard Shaw, Benjamin Disraeli e William Gladstone.

Aventure-se!

Sherlock Holmes Society: http://www.sherlock-holmes.org.uk

Sherlock Holmes Museum: http://www.sherlock-holmes.co.uk

Sherlock Holmes Hotel: http://www.parkplazasherlockholmes.com

Sherlock Holmes Pub Pub: http://www.sherlockholmespub.com

Simpson’s-in-the-Strand: http://www.simpsonsinthestrand.co.uk

Esse post foi publicado em Viagem & Turismo e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s