O alter ego de Sherlock Holmes passou pelo Ártico

Condensado de SAPO, 08/08/2012

A Livraria Britânica prepara-se para publicar em livro um diário escrito em 1880 pelo cirurgião Arthur Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes, durante uma viagem profissional ao Ártico quando tinha 22 anos.

Trata-se de uma nova visão do método de trabalho do jovem autor e médico que um dia se tornou no criador da personagem Sherlock Holmes, um investigador britânico que fez do método científico e da lógica dedutiva as suas melhores armas para desvendar crimes do século XVIII no Reino Unido.

sapo_0808_12

Excerto de “Trabalho Perigoso”, de Arthur Conan Doyle, na altura com 22 anos (Imagem: British Library/Conan Doyle Estate Ltd.)

“Trabalho Perigoso” reúne a transcrição fac-símile de um diário de viagem de Arthur Conan Doyle, com direito a apontamentos sobre a vida de um jovem médico a bordo do caça-baleias “The Hope” (“A Esperança”, em português), com ilustrações reais e imaginativas.

Com graça, humor e minúcia, Conan Doyle oferece um relato vivo pelas águas do oceano mais gelado do mundo. O livro relata a morte brutal das baleias, cujo barulho que produziam estava “entre o miar de um gato e o balir de uma cabra”, como descreve Conan Doyle. A obra dá conta de várias histórias e peripécias a bordo, algumas carregadas de humor.

O diário, cuja data de publicação ainda não é conhecida, inclui ainda imagens do barco e da tripulação, uma história protagonizada por Sherlock Holmes, um relato de fantasmas – já transposto para o livro “Capitão da Estrela Polar” – e ainda o artigo “O Glamour do Ártico”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Livros e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s