Filme ‘perdido’ de Sherlock Holmes é encontrado em Paris

Condensado de FSP, 03/10/2014

Um filme clássico do detetive Sherlock Holmes, de 1916, foi encontrado por funcionários do arquivo de cinema francês. Mudo, o longa mostra a única participação cinematográfica do ator William Gillette, famoso na época por interpretar o personagem nos palcos.

William Gillette como detetive Sherlock Holmes, personagem de sir Arthur Conan Doyle

William Gillette como detetive Sherlock Holmes, personagem de sir Arthur Conan Doyle

Mal catalogado durante décadas na Cinematique Française, a película foi filmada em 1915 pelo Essanay Studio, de Chicago, que ficou conhecido pelos curta-metragens de Charlie Chaplin (1899-1977) que produziu na mesma época.

A versão recuperada tinha legendas em francês e estava sendo preparada para ser colorida de acordo com os padrões do mercado local daquele tempo.

Gillette, que morreu em 1937, foi o responsável por consolidar a imagem do detetive britânico que ficou famosa mundo afora: o chapéu de feltro e o cachimbo foram introduzidos por ele, que também escreveu o roteiro para o filme, intitulado apenas Sherlock Holmes.

Agora, a obra está sendo restaurada e deve ser exibida em um festival francês de cinema em 2015 e no San Francisco Silent Film Festival (Festival de Filmes Mudos de São Francisco).

Bryony Dixon, curador de filmes mudos no Instituto Britânico de Cinema, disse que a descoberta é “muito emocionante”, e que ainda estão procurando outro filme clássico de Holmes, “Um Estudo em Vermelho”, filmado em 1914.

Sherlock Holmes é um detetive fictício criado pelo escritor inglês Sir Arthur Conan Doyle (1859-1930) que ficou célebre no mundo todo junto com seu assistente, o médico Watson. A última adaptação para o cinema estrelou Robert Downey Jr. (“Homem de Ferro”) e Jude Law (“Um Beijo Roubado”) em dois filmes, de 2009 e 2011, além de inspirar as séries “Sherlock”, da BBC e “Elementary”, da CBS.

Esse post foi publicado em Cinema e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s