Entre vilarejos e histórias de Dartmoor, o cenário que inspirou Conan Doyle e Agatha Christie

Colinas, formações rochosas e casas pré-históricas fazem parte da paisagem do parque nacional no sul da Inglaterra

Condensado de O Globo, 30/04/2015
Por Eduardo Maia

oglobo_30_04_15

Construída no século XIII, a ponte de pedra da região de Postbridge é um dos cartões-postais mais conhecidos do Parque Nacional Dartmoor – Eduardo Maia / O Globo

TORQUAY – Longe das praias de Torquay, as colinas com granito aparente, os prados cobertos pela neblina e os córregos que refletem o céu acinzentado do Parque Nacional Dartmoor mostram uma outra face de Devon, igualmente inspiradora. Não à toa, a região serviu de cenário para uma das aventuras mais famosas de Sherlock Holmes, “O cão dos Baskervilles”. Décadas depois, as mesmas paisagens apareceriam em livros de Agatha Christie, como “O mistério de Sittaford” e “Os quatro grandes”.

Com 953 quilômetros quadrados e acessível por cidades como Torquay, Totnes e Plymouth, o parque é bastante popular para atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo e rafting. Subir até o topo das colinas com os blocos de granito aparente, os “tors”, é outra atividade bastante comum. A mais famosa delas é a Haytor, que os antigos habitantes acreditavam ser a mão de um gigante saindo da terra.

Por antigos habitantes entenda-se antigos mesmo. A região era bastante populosa no início da Idade do Bronze (por volta de 2.300 a.C.). O sítio arqueológico de Grimspound é o maior do parque, com 24 fundações de pedra circulares. Do alto do Hookney Tor é possível ver que todas elas se encontravam dentro de um círculo gigante, que delimitava a aldeia.

Bem mais recentes, mas igualmente intrigantes para o viajante moderno, são as pontes de pedestres feitas com grandes blocos de granito. A mais famosa fica na localidade de Postbridge, sobre o Rio East Dart. Construída no século XIII, foi substituída por uma mais moderna 500 anos depois, bem em frente.

As pequenas vilas dão um charme a mais ao parque. A maioria é composta por apenas um punhado de casas, mas sempre com um pub, que também serve de hospedagem. É o caso do Rugglestone Inn, no povoado de Widecombe-in-the-Moor. Entre as casinhas de tijolos cinzas do século XV, o pub-pousada oferece reconfortantes pratos caseiros e cerveja local.

A bebida é produzida na Dartmoor Brewery, em Princetown, a maior concentração urbana na área do parque. A cidadezinha, porém, é mais conhecida pela penitenciária de segurança máxima, uma das mais famosas do país. Em funcionamento desde 1809, já abrigou desde prisioneiros da guerra contra Napoleão a gangsters famosos, passando por manifestantes que se recusaram a lutar na I Guerra Mundial. A história do lugar está organizada no interessante Dartmoor Prison Heritage Center.

Foi em Princetown que Conan Doyle se hospedou durante a criação de “O cão dos Baskervilles”. Na época, no ano de 1901, uma das mais imponentes construções de Dartmoor era de uso exclusivo da família do Visconde de Hambleden. Aberto como hotel em 1930, o Bovey Castle tem grandes salões de jantar e um campo de golfe.

SERVIÇO

ONDE FICAR

Bovey Castle: Diárias para casal a partir de 179 libras. North Bovey. boveycastle.com

Prince Hall Hotel: Diárias para casal a partir de 130 libras. Two Bridges. princehall.co.uk

ONDE COMER

The Rugglestone Inn: Pratos a partir de 10,50 libras. rugglestoneinn.co.uk

PASSEIOS

Dartmoor Prison Museum: Diariamente, das 9h30m às 12h30m e das 13h30m às 16h. Por 3,50 libras. dartmoor-prison.co.uk

Unique Devon Tours: Oferece roteiros pelo parque a partir de 260 libras para até seis pessoas. uniquedevontours.com

*Eduardo Maia viajou a convite do Visit Britain.

Anúncios
Esse post foi publicado em Viagem & Turismo e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s