Manuscrito de famosa história de Sherlock Holmes vai à leilão

Condensado de The Telegraph, 30/03/2018
Por David Millward

 

Danc1_Teleg_30_03_18

Manuscrito de ‘A Aventura dos Dançarinos’, de Sir Arthur Conan Doyle, tem expectativa de arrecadar mais de USD $500.000. CREDITO: HERITAGE AUCTIONS/HA.COM

O manuscrito de uma das mais famosas histórias de Sherlock Holmes, de Sir Arthur Conan Doyle, “Os Dançarinos”, será leiloada em Dallas, Texas, no próximo mês.

A história foi escrita em 1903 para a Strand Magazine, uma década depois que as duas primeiras novelas de Holmes foram publicados e receberam entusiasmadas críticas.

Trata-se de uma das treze histórias publicadas em “O Retorno de Sherlock Holmes” e uma das duas únicas em que seus clientes morrem depois de procurar a ajuda do detetive.

Escrito à mão, o texto inclui emendas feitas por Conan Doyle, bem como o texto original, explicando como o enredo se desenvolveu.

O manuscrito também inclui os desenhos originais de Doyle para a cifra dos homens dançantes, uma idéia que chegou ao autor depois de ficar no Hill House Hotel, em Norfolk.

Danc2_Teleg_30_03_18

Detalhe do manuscrito e os desenhos originais. CREDITO: HERITAGE AUCTIONS/HA.COM

O manuscrito deve render mais de USD $500.000 (£ 350.000) quando colocado à venda pela Heritage Auctions em 18 de abril.

De acordo com Randall Stock, um conhecido especialista em Holmes, a ideia surgiu quando Doyle assinou um livro de autógrafos de uma mulher que continha desenhos de duas crianças, Gilbert John Cubitt e Edith Alice Cubitt.

Ele usa o sobrenome das crianças para o cliente de Holmes na história.

Danc3_Teleg_30_03_18

Aparentemente, a ideia que originou a história surgiu quando Conan Doyle assinou o livro de autógrafos de uma mulher que continha tais desenhos. CREDITO: HERITAGE AUCTIONS/HA.COM

O enredo gira em torno de uma série de mensagens contendo os desenhos que chegam à casa de Hilton Cubitt e de sua esposa americana, Elsie Patrick.

Enquanto Holmes se esforça para decifrar o código e determinar a origem das notas, tanto Cubitt quanto Patrick são alvejados – Cubitt fatalmente.

Doyle doou o manuscrito para um leilão de 1918 em nome da Cruz Vermelha. Foi vendido pela última vez há noventa anos, em outro leilão.

Danc4_Teleg_30_03_18

O manuscrito inclui emendas feitas por Conan Doyle, bem como o texto original.
CREDITO: HERITAGE AUCTIONS/HA.COM

O atual proprietário recebeu o manuscrito de seu pai, um vendedor de livros no Texas.

O manuscrito estará em exibição nos escritórios da Heritage Auctions, em Nova York, localizados na 445 Park Avenue, de 9 de abril a 12 de abril.

A história de “Os Dançarinos” inspirou o segundo episódio da primeira temporada da série da BBC ‘Sherlock’, intitulado “The Blind Banker”.

Anúncios
Esse post foi publicado em Jornais e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s